Acido e Base- Aula Pratica Quimica
THIAGO MURILO AZEVEDO DOS SANTOS
JEFFERSON
QUIMICA GERAL – AULA PRÁTICA
BARRA DOS BUGRES - MT
2014
THIAGO MURILO AZEVEDO DOS SANTOS
QUÍMICA GERAL – AULA PRÁTICA
Aula Prática 05 – Ácidos e Base, sob a orientação da professora Jussara
BARRA DO BUGRES - MT
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A solução ácida base é um procedimento muito comum em laboratório, onde a através a adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido, é possível determinar a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa.
A solução de ácido tem seu volume conhecido, transferido com o auxílio de uma pipeta. A solução de base é adicionada a solução de ácido.
.
OBJETIVO
O objetivo da aula foi preparar uma solução de NAOH com aproximadamente 0,1 Mol e comprovar experimentalmente as propriedades funcionais dos ácidos e bases, utilizando corretamente os indicadores ácidos e base.
MATERIAIS UTILIZADOS
Vidrarias:
Becker;
Bureta com Suporte;
Erlenmeyer;
Pipeta;
Balão volumètrico;
Reagentes:
Ácido acético;
Água destilada;
Fenolftaleína;
Hidróxido de sódio;
METODOLOGIA
Primeiro, calcular a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar 100 ml de solução 0,1 mol/L; (1mol/L=40g) com (0,1mol/L=4g), assim, (0,1mol/100 ml=0,4g). Em uma balança analítica, colocamos um béquer e em seguida a “Taramos”, pesou-se 0,412g de NaOH, que é equivalente a 0,1 mol de NaOH. Pegou-se o béquer com 0,412g de NaOH e adicionou-se água destilada até que todo o NaOH fosse diluído. Após diluir-se, foi colocado em um balão volumétrico de 500 ml e foi fechado. Em seguida, transferiram-se as soluções do balão volumétrico para erlenmeyers de 250 ml, com 10 ml da solução e completado com água destilada, em cada um