Acido sulfurico
O ácido sulfúrico é um ácido forte, importante agente oxidante e desidratante, pode-se dizer que é o produto mais importante da indústria química inorgânica. É comercializado na forma de solução aquosa ou soluções de SO3 em H2SO4. É muito utilizado na fabricação de fertilizantes e também utilizado na fabricação de produtos inorgânicos. O primeiro processo comercial de produção de ácido sulfúrico foi o da câmara de chumbo, a partir do séc. XVIII.
2.1 Processo de Produção
Com matéria prima para a produção do ácido sulfúrico pode ser utilizado o enxofre elementar, sulfetos metálicos, ou ácidos sulfúricos usados (contaminado e diluído). 2.1.1 Geração de SO2
2.1.1.1 A partir de sulfetos metálicos
A geração de SO2, a partir de sulfetos metálicos é feita por processos de ustulação, que consistem na oxidação dos sulfetos com o ar, formando o óxido metálico correspondente e SO2.
2.1.1.2 A partir de enxofre
Para obtenção do SO2, o enxofre sofre um processo de combustão, no qual são utilizados, como agentes comburentes, o oxigênio ou, mais comumente ar previamente submetido a uma operação de secagem com ácido sulfúrico.
O enxofre após ser fundido e filtrado, é queimado com ar, previamente seco, em um forno a altas temperaturas.
Ácido sulfúrico – H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o ácido súfurico, não se deve adicionar água, porque o calor liberado vaporiza a água rapidamente, à medida que ela vai sendo adicionada.
É uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).
Preparação:
Obtenção do SO2 S + O2 → SO2 4 FeS2 + 11 O2 → 2 Fe2O3 + 8 SO2
Oxidacao de SO2 a SO3: 2 SO2 + O2 → 2 SO3
Este processo necessita de um catalisador, o V2O5 ou Pt.