acido retinoico
Tamires Queiroz
Tuane M. G. Simões
Drenagem Linfática
Londrina
2014
Sistema Linfático
O sistema linfático se assemelha ao sanguíneo, porém, existem diferenças, como ausência de um órgão bombeador no sistema linfático, além deste ser microvasculotissular. As artérias e veias do sistema de vasos sanguíneos formam uma circulação completa ou fechada, que é impulsionada pelo coração. O sistema de vasos linfáticos forma apenas uma meia circulação que se inicia cegamente no tecido conjuntivo e desemboca pouco antes do coração, nas veias. O fluxo linfático é impelido principalmente pela contração dos linfangions e também através das atividades musculares.
O sistema linfático consiste de uma extensa rede de capilares, amplos vasos coletores e órgãos linfóides (linfonodo, tonsilas, baço e timo).
A linfa
A linfa representa um tecido imunológico circulante que transporta uma grande quantidade de leucócitos, predominando os linfócitos.
A linfa desempenha importante papel no transporte de substâncias no organismo, ajuda a eliminar o excesso de líquido e produtos que deixaram a corrente sangüínea, tendo ação imunológica, isto é, a linfa é rica em anticorpos. Quando o sistema circulatório e/ou linfático não cumpre corretamente suas funções, o corpo fica sobrecarregado por excesso de líquido que não consegue absorver. Na maioria dos casos, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite, retenção de líquidos, peso nas pernas e aparecimento de edema, mais conhecido como linfedema.
Transporte da linfa
O transporte da linfa é facilitado pelos seguintes eventos:
-Contração dos músculos vizinhos;
-A ação do diafragma sobre o transporte da linfa: O vácuo parcial que se forma na caixa torácica não somente impele o ar para dentro dos pulmões, como também facilita o avanço do fluxo linfático;
-A pulsação das grandes artérias.
Vias Linfáticas
As