Acidimetria: determinação do teor de ácido ascórbico em medicamentos
Química Analítica Clássica II – E
-Quantitativa Experimental-
Acidimetria: Determinação do teor de ácido ascórbico em medicamentos
Erechim, abril de 2013.
Acidimetria: Determinação do teor de ácido ascórbico em medicamentos
INTRODUÇÃO
Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.
O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, além disso, é um poderoso antioxidante. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química da URI, foram utilizados nesse experimento: * 1 comprimido de vitamina C (marca CEBION 1g) * NaOH 0,1M * Fenolftaleína * Bureta * Balão volumétrico 250 mL * Erlenmeyer
Procedimentos Foi dissolvido o comprimido de CEBION 1g em certa quantidade de água destilada, após foi transferido para um balão volumétrico de 250 mL e completado com água destilada. Foi retirada dessa solução uma alíquota de 50 mL e foi transferida para um erlenmeyer adicionando de 2 a 3 gotas de fenolftaleína. Essa solução foi titulada com uma solução de NaOH padronizada (0,1M). Os resultados foram anotados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Cálculo da quantidade de ácido ascórbico presente no comprimido.
NaOH: [ ]= 0,1 M ácido ascórbico + NaOH
Volume utilizado de NaOH: 20,65 mL 1 : 1
nº de mols= . V L nº de mols= 0,1 . 0,0265 nº de mols= 2,065x10ˉᶟ mols de NaOH. como a estequiometria é