Acidimetria - Determinação da acidez total de refrigerantes
Engenharia de Alimentos - Turma 2013
Marshall Paliga e Taísa Boscato
Acidimetria- Determinação da acidez total de refrigerantes
Introdução
Acidimetria é uma definição dada para a medida da concentração de um ácido numa determinada substância de concentração desconhecida, mas expressa em valores mais específicos, pois temos os indicadores que como o próprio nome diz indicam a natureza da substancia se ela é acida ou alcalino-básica.
O método pelo qual é realizada essa medição é chamado de titulação.
Representado no esquema abaixo:
Ácidos como acetilsalicílico, cítrico e láctico são dosados por titulação direta com NaOH, e na presença de fenolftaleína como indicador.
Refrigerantes são bebidas gaseificadas obtidas pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal, e pela adição de açúcar ou edulcorantes. Para serem consideradas refrigerantes as bebidas deverão obrigatoriamente ser saturadas de dióxido de carbono (CO2 ou gás carbônico) industrialmente puro.
E os acidulantes mais utilizados na sua fabricação seguem abaixo:
O objetivo deste experimento é verificar a dosagem da acidez em refrigerantes, em termos de ácido cítrico.
Procedimento
Pipetamos 10 mL da amostra (Sprite) e transferimos para um erlenmeyer de 250 mL, foi acrescentado 3 gotas de fenolftaleína . Na bureta foi colocada uma solução padrão de NaOH 0,096M para proceder a titulação.
Resultados e Discussões
O estudo foi feito por três grupos distintos, utilizando a mesma amostra. Cada grupo realizou uma titulação, anotando o volume gasto nela. Os valores foram:
4,5 mL
3,8 mL
3,3 mL
A média dos três valores resultou em 3,86 mL. Os seguintes cálculos foram feitos:
[NaOH] x V(L) = N° de mols de NaOH
0,096 x 0,00386 = 0,00037056
Este resultado é dividido por 3, pois a estequiometria é de 3:1.
Portanto o N° de mols de ácido cítrico é 0,0001235, porém em 10 mL, então é preciso fazer uma regra de três relacionando com 100 mL :