Acidez
Laboratório de Química – Aula 10 – Determinação da Acidez do Vinagre
1. Objetivo Determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte.
2. Introdução O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH (ácido acético) no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
3. Material Necessário - 1 pipeta volumétrica de 10 mL - fenolftaleína - 1 pipeta volumétrica de 20 mL - solução padrão de NaOH - 1 balão volumétrico de 100 mL - solução comercial de vinagre - 1 erlenmeyer de 125 mL - 1 pisseta com água destilada - 1 suporte universal - 1 garra para bureta - 1 bureta de 25 mL
4. Procedimento Experimental
4.1. Pipete, com a técnica adequada, 10 mL de vinagre para um balão volumétrico de 100 mL.
4.2. Complete o volume de 100 mL do balão volumétrico, com água destilada (use a pisseta, ela já contém água destilada). Agite.
4.3. Pipete 20 ml dessa solução para um erlenmeyer de 125 mL. Em seguida adicione 2 ou 3 gotas de fenolftaleína.
4.4. Carregue corretamente uma bureta de 25 mL com a solução de NaOH.
[pic]
4.5. Gota a gota, acrescente essa solução de NaOH da bureta ao erlenmeyer, agitando-o constantemente, e feche a torneira da bureta logo que ocorrer a viragem do indicador. Anote o volume da solução de NaOH que foi gasto.
[pic]
4.6. Repita essa operação (passos 2, 3, 4 e 5) e anote a medição do volume da