Acidez do vinagre
Materiais utilizados:
▪ Suporte universal ou haste ▪ Garra ▪ Bureta de 25ml ▪ Erlenmeyer de 250ml ▪ Pisseta com água ▪ Proveta ▪ Béquer ▪ Pipeta volumétrica ▪ Pêra de borracha
Reagentes utilizados:
▪ 10 ml de vinagre ▪ Solução padrão de NaOH 0,1M ▪ 3 gotas do indicador fenolftaleína
Procedimento:
Prende-se uma bureta de 25 ml na garra que está fixada à haste, e completa-se a bureta com a solução de NaOH, até a parte abaixo da torneira. Coloca-se através da pipeta volumétrica, 10 ml de vinagre em um béquer de 100 ml, e dilui-se com água destilada. Transferem-se 20 ml desta solução para um erlenmeyer de 250 ml, e adiciona-se 30 ml de água e três gotas do indicador fenolftaleína. Gota a gota acrescenta-se a solução de NaOH contida na bureta à mistura contida no erlenmeyer, agitando a mistura constantemente até ocorrer uma mudança permanente de cor para rosa, anotando-se a mediação do volume da solução de NaOH necessário para que haja mudança de cor. Nesse momento fecha-se a torneira da bureta e repete-se a titulação mais duas vezes para obter maior precisão.
[pic]
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observa-se uma mudança de cor na mistura contida no erlenmeyer de incolor para rosa, essa coloração indica que todo o ácido acético contido no vinagre reagiu com a base (NaOH) e que existe uma pequena quantidade de base em excesso, indicando o término da reação de neutralização. Na titulação esse momento é denominado ponto de viragem.
A reação de neutralização entre o ácido acético (CH3COOH) e o hidróxido de sódio (NaOH) é a seguinte:
CH3COOH(aq) +NaOH(aq) CH3COO– (aq) + Na+(aq) + H2O
Foram feitas três titulações e foram obtidos os seguintes volumes de NaOH para neutralizar o ácido:
Tabela 1. Volume de NaOH em cada titulação
| |Volume de NaOH (ml) |
|1ª titulação |6,7 |