Acidez do vinagre
Centro de Ciências da Natureza
Departamento de Química
Disciplina: Química Geral e Analítica
Prof. Dr. Milton Batista
Determinação da Acidez do Vinagre
Guilherme Wallan Batista Moura
Josenyl César França da Silva Filho
Thiago Jorge dos Santos
Sumário
Introdução O vinagre é uma mistura de ácidos orgânicos resultantes da fermentação de certas bebidas alcoólicas, em que predomina o ácido acético, por exemplo: na fermentação do vinho microrganismos da mesma espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Sendo um ácido fraco, sua acidez é determinada em NaOH 0,1 M, em presença da fenolftaleína e o resultado expresso em percentagem de ácido acético. Os vinagres apresentam uma acidez de 4 a 6%.O equivalente-grama do ácido acético (CH3-COOH) é 60g.Um vinagre a 6%, contém 60g/litro de ácido acético. Logo, o vinagre é aproximadamente 1M e precisa ser diluído até 0,1 M, antes de fazer a titulação.
Resumo O vinagre contém ácido acético como seu principal constituinte ácido. A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação com solução de NaOH 0,1M. O ácido acético é um gás incolor, de cheiro penetrante, de sabor azedo, solúvel em água, álcool e éter.
Parte Experimental Materiais Utilizados: * Bureta de 50 mL * Pipeta * Suporte Universal * Vinagre * Becker * Biftalato de Potássio * Solução de NaOH 0,1M * Garra Metálica * Pêra * Enlermeyer 250mL * Pisseta * Solução de fenolftaleína Procedimento Experimental: Padronização de NaOH 0,1M 1- Preparou-se uma solução de NaOH calculando a massa necessária para preparar uma solução de NaOH 0,1M. 2- Carregar a bureta com solução de NaOH 0,1M 3- Realizar a pesagem de 0,1mg três vezes e transferir para enlermeyers e dissolver a