acidez do vinagre
Curso de Licenciatura em Química (IFCE)
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Disciplina: Química Analítica II
Professor: Caroline Sampaio
Prática: Determinação da acidez total de vinagre
Alunos:
Cristiano Gonzaga
Larissa Gonçalves
Lígia Campos
Maracanaú
2014
1. INTRODUÇÃO O vinagre é resultado da fermentação de algumas bebidas alcoólicas, em particular o vinho que em sua fermentação, os microorganismos da espécie Mycoderma Aceti produzem o ácido acético através oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação.
A acidez total do vinagre é convenientemente determinada mediante titulação com uma solução padrão alcalina em presença de fenolftaleína. A acidez total é predominante devida à presença de ácido acético. Embora o vinagre contenha ainda outros ácidos orgânicos, o resultado é expresso em termos de ácido acético. Os vinagres contém 4% a 5% de ácido acético.
2. OBJETIVOS
Determinar a acidez total do vinagre que é a porcentagem (teor) de ácido acético existente no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS
Balão Volumétrico de 250 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Bureta de 50 mL
Pipeta volumétrica de 25 mL
3.2 REAGENTES:
Amostra de vinagre
Água destilada
Solução de NaOH 0,1 mol/L
Fenolftaleína
4. PROCEDIMENTOS:
Inicialmente pipetou-se uma alíquota de 25 mL da amostra de vinagre para um balão volumétrico de 250 mL, e em seguida diluiu-se a amostra até os 250 mL com água destilada fervida e esfriada. A solução foi agitada e posteriormente retirou-se uma alíquota de 25 mL com a pipeta volumétrica transferindo para um erlenmeyer de 250 mL. Em seqüencia foi adicionado 25 mL de água e duas gotas de um indicador que no caso foi a fenolftaleína. Com a bureta corretamente condicionada e carregada com a solução de NaOH 0,1 N, foi iniciada a titulação, onde foi a adicionado gota a gota a