acidentes tecnologicos e naturais
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
UniFOA
ACIDENTES TECNOLÓGICOS E NATURAIS
-
Volta Redonda
2014
ACIDENTES TECNOLÓGICOS E NATURAIS
O presente trabalho, baseado em pesquisas, foi solicitado pela professora Fernanda Augusta Oliveira Melo, com o objetivo de avaliação parcial da Unidade de Engenharia Ambiental Aplicada, do Centro Universitário de Volta Redonda.
Introdução
Os Acidentes Ambientais podem ser definidos como sendo eventos inesperados que afetam, direta ou indiretamente, a segurança e a saúde da comunidade envolvida, causando impactos ao meio ambiente como um todo.
Eles podem ser caracterizados de duas formas distintas:
Desastres naturais são catástrofes provocadas por fenômenos e desequilíbrios da natureza, que causam problemas em todos os subsistemas da terra, originando prejuízos econômicos e sociais, cuja maioria dos casos independe das intervenções do homem.
Incluem-se nesta categoria os terremotos, os maremotos, os furacões, enchentes, etc.
Ocorrências geradas pelas atividades desenvolvidas pelo homem, tais como os acidentes nucleares, vazamentos durante a manipulação de substâncias químicas, etc.
Embora estes dois tipos de ocorrências sejam independentes quanto às suas causas, em determinadas situações pode haver certa relação entre as mesmas, como por exemplo, uma forte tormenta que acarrete danos numa instalação industrial. Neste caso, além dos danos diretos causados pelo fenômeno natural, podem-se ter outras implicações decorrentes dos impactos causados nas instalações da empresa atingida.
Da mesma forma, as intervenções do homem na natureza podem contribuir para a ocorrência dos acidentes naturais, como por exemplo, o uso e ocupação do solo de forma desordenada podem vir a acelerar processos de deslizamentos de terra.