Acidentes no meio rural
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÓDULO EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO
ACIDENTES NO MEIO RURAL
PRINCIPAIS RISCOS OCUPACIONAIS
Trabalho apresentado ao professor Luiz Sérgio para avaliação na disciplina de Segurança na Agroindústria
Alberto Aparecido Silva Leite
ITAJUBÁ, 2014
ACIDENTE DE TRABALHO
O trabalhador independente da zona rural e/ou urbana deve ter acesso ao universal e igualitário às ações e serviços de saúde do trabalhador que consiste em um conjunto de ações destinadas a promoção, a proteção, a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho; buscando desenvolver ações que promovam a melhoria dos processos e ambientes de trabalho, e a redução das doenças e acidentes do trabalho.
Para que haja um desenvolvimento do trabalhador e seu respectivo trabalho as empresas devem evitar que ocorram os acidentes do trabalho, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, formal ou informal, podendo ocasionar lesão, doença ou morte.
A lesão e a doença poderão levar à redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho. Considera-se acidente, também aquele que, ligado ao trabalho, embora não tenha sido a única causa, tenha contribuído diretamente para a morte, a doença ou, ainda, a redução da capacidade para o trabalho; e também aquele que tenha sido sofrido pelo empregado ainda que fora do local do trabalho, seja no percurso (acidente de trajeto) da residência para o local de trabalho ou deste último para a residência.
PRINCIPAIS RISCOS OCUPACIONAIS
Os acidentes rurais regidos pela NR 31 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA são eventos agudos, que decorrem pelos riscos que estão presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurança das pessoas e a