Acidentes musicais
Ou
Podemos notar que entre duas notas naturais existe quase sempre uma nota acidentada, com exceção entre Mi e Fá e entre Si e Dó. Observamos também que as notas acidentadas possuem sempre dois nomes representados pelos símbolos:
(#) sustenido e (b) bemol.
Dá-se o nome de acidente ou alteração ao sinal colocado antes de uma nota ou após um acorde natural e serve para modificar a entoação da nota ou do acorde.
Existem dois tipos de acidentes, os simples e os dobrados.
Os acidentes simples são:
1. Sustenido (#) - Eleva a nota ou acorde ½ tom
2. Bemol (b) - Abaixa a nota ou acorde ½ tom
Os acidentes dobrados são:
1. Dobrado Sustenido (.x.) Eleva a nota ou acorde 1 tom
2. Dobrado Bemol (bb)- Abaixa a nota 1 tom
INTERVALOS
Entre duas notas musicais quaisquer que sejam elas existe um intervalo musical, que pode variar de acordo com a distância entre as notas. Intervalo é justamente distância entre uma nota e outra.
TOM E SEMITOM
SEMITOM OU ½ TOM - É o menor intervalo possível entre duas notas musicais do nosso Sistema musical - Ex: de Dó a Dó# / de Mi a Fá e de igual modo em ordem decrescente. Este intervalo equivale à distância de uma casa/traste em instrumentos de cordas ou de uma tecla no teclado do piano. 1 semitom no piano 1 semitom no violão
TOM - É o intervalo equivalente à soma de dois semi-tons - Ex: de Dó a Ré, de Sol a Lá , sendo válido também na ordem decrescente.
Para intervalos maiores do que estes basta contar através destas unidades:
Ex: de Dó a Mi Existe um intervalo de 2 tons (porque caminha-se 4 notas pra frente, dó-dó#-ré-ré#-mi - lembrando que 2 tons é a soma de 4 semitons). De Dó a Fá, um intervalo de 2