Acidentes em meio aquático
Frequentes no nosso país, principalmente no verão.
Conceitos (INEM):
Afogamento – morte por acidente de submersão em água ou outro fluído, ocorrendo habitualmente por asfixia devido à entrada desses fluídos nas vias aéreas e que ocorre nas 24 horas após o acidente.
1
Acidentes em Meio Aquático
Conceitos (INEM): Pré – afogamento – acidente de submersão do qual a vitima sobrevive pelo menos 24 h. Afogamento secundário ou tardio – após um acidente de pré – afogamento surge após dias dificuldade respiratória.
2
Mecanismos do acidente em meio aquático 1 - Após a imersão a vitima tenta chegar à superfície e retém a respiração, deglute grandes quantidades de água e surge tosse e vómito 2 – Aspira água e de forma reflexa surge o espasmo da laringe
3
Mecanismos do acidente em meio aquático (cont.)
3 – o espasmo conduz à asfixia e surge inconsciência por falta de oxigénio 4 – a inconsciência causa relaxamento muscular e possibilita a entrada de água nos pulmões em grande quantidade, causando a morte por asfixia.
4
Afogamento
Locais de risco: Cursos de água frios ou agitados Piscinas Banheiras (especialmente crianças)
5
Afogamento – Primeiros Socorros:
1 - Socorrer em segurança 2 -Manter uma atitude calma e segura 3 -Retirar a vitima da água
6
7
Afogamento – Primeiros Socorros (cont.):
3 – Retirar a água dos pulmões com a manobra de Heimlich ou: a – deitar a vitima de bruços, com a cabeça virada para um dos lados e com os braços flectidos de modo a que as mãos fiquem uma sobre a outra, sob o rosto b – levantar e baixar os braços da vitima várias vezes na posição indicada c – em simultâneo pressionar as costas ao nível dos pulmões d -repetir as manobras até sair toda a água
8
Afogamento – Primeiros Socorros (cont.):
4-A–B–C 5 - SBV se necessário 6 - Manter a vitima aquecida (evitar hipotermia)
7 - Mesmo que a vitima recupere deve ser enviada à unidade de saúde mais próxima (evitar