acidentes dometicos
10 dicas de segurança para evitar acidentes domésticos
Uma residência pode esconder vários perigos que simplesmente não nos damos conta que existem ou fazemos vista grossa. Cabos, canos, fios, instalações elétricas, hidráulicas, de gás, tudo pode representar um risco invisível à família. Os dados do Sistema Único de Saúde (SUS) confirmam: aproximadamente 40% de todos os acidentes acontecem dentro de nossa própria casa.
Os locais com maior probabilidade de acidentes são a cozinha e o banheiro. Na cozinha, normalmente, há risco de queimaduras no fogão ou com panelas, além de quedas e escorregões provocados pelo chão molhado. No banheiro, o risco de quedas é ainda maior especialmente para crianças e idosos. Por isso, cuide para deixar estas áreas bem iluminadas e sempre secas.
Separamos algumas dicas do Inmetro sobre cuidados que você pode (e deve) tomar para não engrossar as estatísticas de acidentes domésticos. São sugestõs simples que envolvem apenas prevenção. Lembre-se: quaisquer instalações ou reparos devem ser sempre realizados por profissionais especializados.
Cuidado na hora de limpar eletrodomésticos
A limpeza de eletrodomésticos com lâminas (como liquidificadores e multiprocessadores) após o uso requer atenção redobrada. Não se esqueça de sempre retirar o plugue da tomada nestas ocasiões e também quando os eletrodomésticos não estiverem em uso por tempo prolongado.
Líquidos quentes no micro-ondasTenha cuidado ao retirar líquidos quentes de dentro do micro-ondas e use neste tipo de forno somente utensílios apropriados. Alumínio, inox, entre outros materiais não podem ser utilizados. Consulte o manual do aparelho se houver alguma dúvida.
Alimentos com casca no forno micro-ondas
Os alimentos com casca ou película (batatas, pimentões, ovos cozidos, salsicha, entre outros) devem ser perfurados com um palito ou garfo antes de serem colocados no forno micro-ondas porque podem estourar quando