ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRU O CIVIL 1
CURSO TÉCNICO DE DESENHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Paulo Afonso- BA
Janeiro/ 2015
SUZANY HORA TORRES DA SILVA
ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho Científico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina PORTUGUÊS INSTRUMENTAL no Curso de Desenho na Construção Civil. 2ª Etapa do 2º Módulo.
Professora: Adriana
Paulo Afonso- BA
Janeiro/ 2015
INTRODUÇÃO
A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho e está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.
Os acidentes de trabalho têm sido frequentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, econômicos e sociais.
A ocorrência de um acidente pode ser resultado da sucessão de fatores, que quase sempre culmina com lesões, sem ou com o afastamento do trabalhador e mesmo a morte, além de milhares de quase acidentes que, embora não sejam considerados acidentes, apresentam elevado potencial de terminar o sendo. Essas considerações são sempre abordadas nas Pirâmides de Desvios. Os acidentes com lesão podem ter essas tratadas e, segundo o INSS o trabalhador pode ser readaptado para novas atividades. Os trabalhadores, por não se adaptarem às novas situações terminam sendo postos