ACIDENTES DE TRABALHO EM EDIFICAÇÕES
Acidentes de Trabalho em Edificações
Nos percursos que fazemos no nosso dia a dia como de casa para o trabalho ou para a escola, é comum depararmos com construções de edifícios imponentes e com arquitetura moderna. Mas por trás de toda esta beleza existiu todo um processo de planejamento, trabalhadores e máquinas operando e não diferente a ocorrência de acidentes.
Dados nos mostra que há certa frequência de acidentes em edificações, este ramo apresenta uma das piores condições de segurança em nível mundial. No Brasil no ano de 1995 ocorreram neste setor 3.381 Acidentes de Trabalho com 437 óbitos; em 2000, houve 3.094 acidentes de trabalho, sendo 10,5% na indústria de construção de edifícios.
Os acidentes mais frequentes nos canteiros d e obras são causados por quedas, contatos com máquinas, ferramentas e aparelhos, acidentes de trajeto, impacto com objetos e exposição a correntes elétricas. Podem ser vários os motivos que possibilitem a ocorrência de Acidentes de trabalho como: o trabalhador poderia estar desatento ao realizar o seu trabalho, sentiu-se mal, desentendeu-se com o colega que por consequência pode ter levado a algum acidente. Em alguns casos o ambiente de trabalho era inseguro, proporcionando riscos ocupacionais que ocasionaram esses resultados.
Com a frequente ocorrência de acidentes, houve a necessidade de capacitar profissionais para que atendessem a tais necessidades e com o objetivo de prevenir acidentes. O Técnico de Segurança do Trabalho é o profissional capacitado para atender a essas necessidades, ele é o profissional que se preocupa com o bem estar do trabalhador no seu ambiente de trabalho.
Cabe ao Técnico de Segurança do Trabalho a função de prevenção de acidentes do trabalho. Mas este profissional não trabalha sozinho, ele trabalha em conjunto como empregador e com o empregado.
Para garantir uma boa execução da obra, para que não haja ocorrência de