Acidente vascular encefalico hemorragico e isquemico
1- O que se entende por e de que forma os determinantes sociais interferem na condição de saúde?
São as condições sócias econômicas, culturais e ambientais em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham, envelhecem e morrem, bem como um sistema criado para lidar com estas condições. Os determinantes sociais de saúde priorizam a importância da equidade em saúde e da justiça, e interferem na prevenção da saúde e o aumento das capacidades das pessoas a fim de terem acesso aos recursos necessários para se mantiver saudáveis e se protegerem das doenças.
2- Justifique essa afirmativa: iniquidade em saúde além de sistemáticas e relevantes é evitáveis, injustas e desnecessárias. Os principais determinantes dessas iniquidades estão relacionados às formas como se organiza a vida social, a diferença social e econômica influência na qualidade da saúde, mas de nada adianta um pais ser rico se essa riqueza for mal distribuída, a desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente dos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
3- Por que não basta somar os determinantes de saúde em estudos com indivíduos para conhecer os determinantes no nível da sociedade? Por que não basta só conhecer as diferenças e as dificuldades de uma sociedade, se os fatores que dificultam a inserção do mesmo não forem detectados, discutidos e minimizados. A até por que as diferenças que um grupo na sociedade tem, não é a mesma que outras sociedades diversas.
4- De que forma o desgaste no capital social influencia a situação de saúde da população? Quanto maior o desgaste social menor e a qualidades de serviços na área de saúde, tudo começa pela qualidade de vida, se o individuo não tem trabalho, moradia com saneamento básico adequada, não tem uma alimentação saudável ,acabam ficando doentes ,os mesmos vão procurar recursos na saúde publica e acabam não