ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Situação de início brusco ou progressivo que corresponde ao aparecimento de sintomas neurológicos causados pela interrupção de circulação sanguínea no cérebro, com o consequente défice de oxigenação das células cerebrais;
O indivíduo fica privado temporariamente ou definitivamente das suas capacidades pois: Todas as células necessitam de oxigénio para sobreviver As células nervosas não se regeneram O cérebro controla a memória, a fala, os movimentos, o equilíbrio interno do organismo, entre muitas outras tarefas Basicamente existem dois tipos de A.V.C.
Isquémico (O acidente vascular isquémico consiste no encerramento de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afectada, produzindo uma sintomatologia ou deficits característicos. Hemorrágico (No acidente vascular hemorrágico existe hemorragia (sangramento) local, com outros factores complicados, tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entra outros, levando a sinais sempre focais)
Cuja causa pode ser:
• Trombose cerebral
• Embolia cerebral
• Hemorragia cerebral
Tipos
• O primeiro tipo, e o mais comum deles, é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral, causando morte de tecido cerebral - é o AVC isquémico.
• AIT ou ataque isquémico transitório - clinicamente, corresponde a uma isquemia passageira que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela. É um episódio súbito de deficit sanguíneo em uma região do cérebro com manifestações neurológicas, que se recuperam em minutos ou em até 24 horas. Constitui um factor de risco muito importante, visto que, uma elevada percentagem dos pacientes com AIT apresentam um AVC nos dias subsequentes.
• O AVC hemorrágico é menos comum, mas não menos grave, e ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano, levando à