Acidente Of Dico
ATIVIDADE 2 – J.P.S, 25 anos, trabalhador rural na região do triângulo mineiro, foi encaminhado ao centro de saúde referindo ter sido picado na perna por uma cobra enquanto cortava cana. O acidente ocorreu há 12 horas. Ele relata intensa dor local, cefaléia e dois episódios de vômito. O membro encontra-se significativamente edemaciado, com presença de equimoses, hematomas e bolhas. Baseando-se na descrição do caso e os links sugeridos para pesquisa, identifique o gênero da serpente que causou o acidente e elabore um plano de atendimento à vítima, com orientações do que deve e não deve ser feito.
Gênero da serpente: A serpente que causou o acidente é do tipo peçonhenta e pela sintomatologia apresentada a suspeita é que seja do gêreno Bothops, conhecida como Jararaca, Juraracuçu, Urutu, Urutu-cruzeiro, Caiçara e Cotiara.
Plano de atendimento: É importante que o tratamento seja rápido e realizado por profissionais de saúde qualificados para sua função em unidades de atendimento médico especializadas, ex: médicos, enfermeiros e outros.
O que deve ser feito:
Verificar se a vítima ou familiares tem informações sobre a identificação da serpente que causou o acidente, evitando perder tempo com esse procedimento; Verificar sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, saturação, nível de conciência);
Observar alteração da respiração;
Lavar o local da picada com água e sabão e/ou antisséptico; Manter o acidentado em repouso e com o membro inferior acidentado elevado em torno de 45º;
Controlar o volume urinário; Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;
Retirar anéis, pulseiras, sapatos ou outros adereços apertados
O que não deve ser feito:
Não fazer torniquete ou garrote.
Não cortar o local da picada, nem perfurar ao redor do local da picada.
Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes na ferida.
Não oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos à vítima.
Tratamento:
A única