acidente no trabalho
Tema: Prevenções dos Acidentes do Trabalho
Introdução
Mostraremos nesse trabalho os aspectos relacionados ao acidente de trabalho. O conceito de acidente de trabalho, abordando a parte histórica explicando causas freqüentes, prevenções e a evolução da legislação brasileira sobre a proteção do acidentado. Os direitos e deveres do empregado e empregador e por fim as prestações da Previdência Social relativas ao acidente de Trabalho.
Conceitos e Definições - Acidentes do Trabalho
Acidente do trabalho é o que ocorre dentro das empresas ou pelo exercício do trabalho exercido pelo trabalhador, provocando lesões corporais ou perturbação funcional que pode causar a morte ou perda, redução permanente ou temporária da capacidade do trabalhador dentro da sua função.
Um acidente ocorrido dentro do ambiente de trabalho implica em danos sociais imediatos, pois compromete a saúde e integridade física e psíquica do empregado prejudicando completamente seu desempenho.
Segundo o Ministério da Previdência social, os acidentes de trabalhos registrados são aqueles que são caracterizados e protocolizados, classificados em:
ACIDENTE TÍPICO: É aquele que é decorrente da característica da atividade profissional exercida pelo funcionário.
ACIDENTE DE TRAJETO: Ocorre no trajeto entre a residência do trabalhador e local de trabalho e vice-versa.
DOENÇA PROFISSIONAL OU DO TRABALHO: Desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico. Ex. Tendinite. Dentre as principais causas dos acidentes de trabalho estão as falhas do sistema de trabalho, o não uso ou o mau uso dos equipamentos de segurança, falhas nas ferramentas utilizadas, falta de manutenção dos equipamentos e sem esquecer de citar o fator humano envolvendo as características psicossociais do trabalhador, atitudes negativas com as regras de prevenção entre outros.