Acidente de trabalo
[pic]
[pic]
Atualmente, ao pensarmos nos tipos de acidentes mais freqüentes lembramo-nos de imediato daqueles que ocorrem no trânsito, em casa ou no trabalho. Refletindo acerca de suas prováveis causas podemos observar fatos simples, mas muito interessantes e cheios de significado.
Com relação aos acidentes de trânsito, em nosso país estatisticamente preponderante na faixa etária masculina situada entre os 20 e 40 anos de idade, em alguns casos, felizmente, o prejuízo é apenas material; porém podem causar inúmeras perdas de vidas ou graves lesões corporais.
Os acidentes domésticos, como o próprio nome indica, são aqueles que acontecem em nossas casas, no mais das vezes com crianças ou pessoas idosas - a criança pequena que, movida pela curiosidade, coloca uma tesoura na tomada e leva um choque elétrico ou a vovó que, ao escorregar num tapete, fratura o osso da bacia.
Entretanto, os acidentes não acontecem por acaso, nem apenas com as pessoas sem sorte. Geralmente, são resultantes das condições ambientais, de vida e de trabalho das pessoas: quanto mais nos expomos a situações negativas ou danosas, maiores probabilidades teremos de nos acidentar. Porém, existem medidas que quando adotadas reduzem significativamente as chances desses acontecimentos.
No Brasil, os acidentes de trabalho diminuiram consideravelmente nos últimos dez anos (ver gráfico abaixo), principalmente graças às iniciativas preventivas. Mas ainda estamos em um dos primeiros lugares do mundo nessa categoria de acidentes: há muito o que fazer, e todos devem cooperar.
[pic]
Como ocorrem os acidentes de trabalho?
Em função das distintas tarefas executadas os acidentes de trabalho apresentam grande diversidade, atingem alguns grupos específicos de pessoas e ocorrem mais em determinadas categorias profissionais do que em outras. Sua freqüência e gravidade está intimamente ligada à falta de