acidente de trabalho
TRABALHO
A segurança do trabalho tem como objetivo estudar, orientar e analisar os riscos existentes no local de trabalho, assim como os riscos de execução através de seus trabalhadores que formam uma equipe (SOUNIS,1991).
A segurança do trabalho na construção civil apresenta procedimentos para tornar os ambientes e as condições seguras, através de medidas de prevenção, análise e controle dos riscos existentes para cada um método de execução.
Com
a participação dos representantes dos empregadores, sindicatos dos empregados e representantes do governo, que possuem a função de criar uma nova mudança na concepção da filosofia da necessidade de prevenção da segurança, na reformulação da Norma Regulamentadora NR 18, no que se refere às Condições e Meio Ambiente do Trabalhador na
Industria da construção Civil, no canteiro de obra, através dos conteúdos a serem normalizados e a identificação das normas para serem revisadas (PIZA,2000).
A construção civil é um dos setores de maior ocorrência de acidente do trabalho, por possuir uma grande diversidade na execução de suas atividades.
Segundo Falcão & Rousselet (1999), o acidente do trabalho, na sua grande parte poderia ser evitado, se houvesse uma maior atenção desde o planejamento, gerenciamento e processos adequados de execução.
Os acidentes do trabalho continuam elevados, apesar de haver uma maior conscientização por parte da classe patronal, que investir na prevenção da segurança é de extrema importância, seja
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 01 (1,2,3,4) : 1-778. 2006
620
através do treinamento, formação de Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (CIPA), fornecimento de Equipamento de proteção individual (EPI) e Equipamento Coletivo (EPC).
O objetivo deste trabalho é divulgar os dados estatísticos, através dos órgãos governamentais, pois com estas informações podemos identificar e analisar as