Acidente de trabalho
Capitulo 1 Acidente de trabalho 1.1 Causas de acidente
1.2 Prevenção
1.3 Legislação
Capitulo 2 Reflexos no comportamento 1.1 Prazer e sofrimento 1.2 Inteligencia emocional 1.3 Saúde mental
Cap 1 Acidente de trabalho
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 2007) define acidente do trabalho como ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou que possa resultar lesão pessoal.
Segundo Araújo (2006, p. 191), os conceitos legais de acidente do trabalho e de doença profissional utilizados atualmente pela Previdência Social brasileira referem-se ao estabelecido no artigo 19 e 20 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que os definem,respectivamente, da seguinte maneira:
“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução,permanente ou temporária, da capacidade para trabalho”; e “Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social”.
Além da legislação a literatura de CHIAVENATO (1999, p.382),“acidente é um fato não premeditado que resulta dano considerável”.Ainda este mesmo autor , o National Safety Council define acidente como uma ocorrência numa série de fatos que, sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material.
REASON, (2000)Acredita que na aproximação do sistema considera-se que os humanos falham e os erros são esperados, mesmo nas melhores organizações. Os erros são considerados mais como conseqüências do que como causas, tendo suas origens nem tanto na natureza perversa do ser humano, mas em fatores sistêmicos que