Acessórios para aparelhos podem causar perda dos dentes
Aparelhos dentários falsos viram moda perigosa
Antigamente muitos resistiam ao uso de aparelhos ortodônticos, mas isso vem mudando e muitos já ouviram falar sobre esta nova moda entre os jovens e que está preocupando os dentistas no Brasil. A mania agora é comprar aparelhos falsos e aplicá-los com cola extraforte nos dentes.
O problema é que esses “aparelhos personalizados” podem causar danos irreversíveis à dentição. E o uso de colas tóxicas para fixar os aparelhos também pode causar lesões na mucosa da boca. Com elásticos coloridos e trançados, os aparelhos dentários falsos são vendidos por camelôs em São Paulo e também por meio de redes sociais.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo vem tentando coibir o comércio ilegal com apreensões de materiais falsos e que também são vendidos em lojas autorizadas.
Um projeto de lei estadual já protocolado visa restringir a venda de produtos ortodônticos as profissionais do setor.
A “instalação” dos aparelhos falsos é feita, em geral, por jovens sem nenhuma formação na área, e que cobram, em média, R$ 120, além de R$ 50 pela manutenção.
Na internet é possível encontrar dezenas de páginas de jovens que oferecem o serviço de colocação e manutenção dos aparelhos dentários falsos, também conhecidos como “diferenciados”.
Por tanto fique atento e não prejudique sua saúde.
Quem precisa usar?
Qualquer pessoa que tenha os dentes tortos, que sofra problemas respiratórios ou que sinta dificuldade para mastigar alimentos comuns (não só os mais duros).
Tem idade certa para começar a usar?
A primeira visita ao consultório do especialista deve ser feita aos 6 anos de idade. Mas nunca é tarde para realizar o sonho de ter um sorriso mais bonito. Com oavanço da tecnologia , dá para tratar pacientes desde os 3 até os 70 anos.
Quanto tempo demora?
Depende da gravidade do caso. A maioria dos tratamentos, porém, dura entre dois e três anos.
Custa caro?