Acessórios de Tornos Mecânicos
Mecânicos
Álisson & Maicon
SENAI João Flávio Rech
Tipos, características & aplicações
Arrastadores- A principal característica do arrastador é o torneamento racional de peças em toda a sua extensão, sem troca de posição e com grande precisão.
Ponta giratória/Placa arrastadora- São acessórios do torno que servem para transmitir o movimento de rotação do eixo principal em peças a serem usinadas entre pontas.
Tipos: Placa com ranhuras, placa de pino, placa de segurança, arrastador com dois parafusos e arrastador conjugado
Placa lisa- Possibilitam a fixação de peças de formatos especiais que não possam ser torneados
com o emprego das placas com castanhas, mas sim por meio de cantoneiras, chapas ranhuradas, grampos, calços e parafusos.
Placa de castanhas independentes- A placa de castanhas independentes permite a centragem
de materiais ou peças, por meio do deslocamento independente de cada castanha. Utiliza-se para torneamento excêntrico, peças fundidas, forjadas, torneamentos preliminares e centragem de maior precisão, permitindo fixar material ou peças irregulares com maior firmeza.
Luneta fixa- Acessório utilizado para tornear eixos longos de pequeno diâmetro, pois atua como
mancal, evitando que a peça saia de centro ou vibre com a ação da ferramenta.
Luneta móvel- É utilizada em eixos de pequenos diâmetros, sujeitos a fexões e vibrações na
usinagem. Serve também como mancal e deve ser montada sempre junto da ferramenta para evitar vibrações e fexões, pois anula as forças de penetração da ferramenta.
Mandril- Distinguem-se dois tipos de mandril: a) Mandril pinça: acessório de fixação amplamente
utilizado quando se pretende tornear eixos de diâmetros pequenos, por oferecer grande precisão de concentricidade. Oferece rápidas trocas de peças e é comumente encontrado em tornos automáticos. b) Mandril expansivo: utilizado na fixação de peças em que se pretende tornear totalmente o diâmetro externo, objetivando manter uma uniformidade