Acessoria
Muckaking Journalism- Argumentam,que cavavam, descobriam e expunham os problemas denunciavam os malfeitos sistematicamente e cobravam uma resposta governamental de uma forma que indicava uma relação antagônica com as autoridades, o jornalismo investigativo contemporâneo, que se institucionalizou, implica em uma relação simbiótica entre jornalistas e suas fontes oficiais.
• Baseado na tradição de pesquisa e em estudos empíricos realizados em outro contexto- a sociedade americana dos anos 80, o modelo do jornalismo de coalizão “coalition journalism” que também contesta modelos lineares de mobilização da imprensa e sua relação com a opinião pública e com as políticas públicas, como no caso das cruzadas de mídia anteriores. No exame de alguns casos de jornalismo investigativo, os autores identificaram uma ativa colaboração entre jornalistas e os responsáveis pelas decisões públicas antes e durante o próprio processo de investigação jornalística.
• Quem usou este termo muckraking journalism, foi o presidente Theodore Roosevelt para definir o trabalho dos assessores.
• Foram criados vários grupos de muckrakers que publicaram várias series de revistadas denunciando corrupções.E isso foi uma ameaça para os meios empresariais.
- OBSESSÃO AMERICANA
- LIBERDADE DE IMPENSA E MANIPULAÇÃO DA NOTÍCIA
Ao longo dos anos os americanos se tornaram extremamente dependentes de assessorias de imprensa, de relações públicas e de propagandas. Empresas, políticos, artistas precisam de pessoas que os orientem nas entrevistas, ou eventos que vão participar. Chegam a precisar de dicas fúteis como por exemplo qual a melhor roupa para vestir.
Os políticos são os que mais seguem a risca as orientações dos assessores, pois esses especialistas orientam o que devem falar, como falar e como