Acesso e consumo de internete banda larga nas famílias brasileiras
Arapongas
2013
ROSANA FERREIRA LOPES
Acesso e consumo de internet banda largadas famílias brasileiras;
Trabalho em questão visa possibilitar ao aluno refletir sobre a expansão da inclusão digital por meio da internet banda larga entre as famílias brasileiras nos últimos anos. Esse uso proliferou-se nas últimas décadas e países como a Estônia, França, Finlândia e Grécia o acesso à internet já está assegurado como direito fundamental. As Nações Unidas lutam para que se torne um direito humano o acesso à internet.
Profºs: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
Arapongas
2013
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1 SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO: GÊNESE DA QUESTÃO SOCIAL
A partir da Revolução Industrial (1970 e 1860) é evidenciado o surgimento de duas novas classes sociais que lutavam por seus próprios interesses: de um lado os proprietários dos meios de produção, ou seja, o capital querendo mais poder e extração de lucro e, do outro lado, os vendedores da força de trabalho lutando contra a exploração.
Carvalho e Iamamoto (1993) definem questão social como “expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político da sociedade” e consequentemente sendo refletida no “cotidiano, vida social” do proletariado e da burguesia.
O processo de subordinação do proletariado ao capitalista origina a alienação do sujeito, extraindo sua identidade, dominando-o e transformando o fruto de seu trabalho em mercadoria e retirando dele o protagonismo de sua existência. Desse modo, a identidade do sujeito é atribuída, no atual sistema econômico de produção, conforme seu trabalho e o que ele consome.
Daí surge a exploração do trabalhador que, no decorrer da história, apresenta-se novas expressões, aglutinando