Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras
INTRODUÇÃO: 3
DESENVOLVIMENTO: 4
CONCLUSÃO: 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 9
INTRODUÇÃO: Desde os anos de 1990, no Brasil, a produção teórica referente à intervenção profissional tornou-se palco de debates e tomou importância acadêmica na formação, tendo em vista a inserção dos assistentes sociais nos mais diversos espaços ocupacionais. A inserção dos profissionais de Serviço Social nesta diversidade de espaços e, consequentemente, no atendimento das múltiplas demandas da população usuária dos serviços sociais, remete discutir sobre a importância de uma intervenção qualificada num contexto societário de intensas mudanças e sua relação permanente com princípios e valores defendidos pelo projeto ético-político profissional.
A sociedade brasileira ao longo da historia passou por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais as quais influenciaram decisivamente para as melhorias de condições humanas da sociedade atual.
Uma das maiores contribuições para o desenvolvimento das políticas sociais ocorreu no século XX. Inicia-se então um novo período na história brasileira, o inicio das políticas sociais, e da atuação do serviço social como profissão se da na década de 30, em um período onde o país passava por um grande movimento de industrialização. Esse período histórico ficou marcado pelos efeitos políticos, sociais e populistas do então presidente Getúlio Vargas que era ao mesmo tempo ditador e populista promovendo desta forma o desenvolvimento econômico e industrial do país com o apoio da massa de trabalhadores por meio da implantação de serviços sociais. Todavia a política social se origina na luta dos trabalhadores pela reivindicação dos direitos de proteção social, na qual nasceu como forma de auxiliar os trabalhadores para que, os mesmos pudessem manter-se e sustentar suas famílias quando não tivessem condições de trabalhar.
A intervenção profissional do assistente