acesso a justiça
Brisda Firme
Lisianne Lopes
Miria Cristina
ACESSO À JUSTIÇA
Vitória - ES
2010
Brisda Firme
Lisianne Lopes
Miria Cristina
ACESSO À JUSTIÇA
Trabalho integrado apresentado no curso de graduação à Instituição de Ensino Superior – FAVI para conclusão do segundo período do curso de Direito sob orientação do professor Carlos Vinicius da Costa Azevedo.
VITÓRIA - ES
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Ocorrem divergências ao que concerne acesso á justiça; alguns dizem ser apenas idas aos tribunais enquanto outras pessoas entendem como sendo uma garantia constitucional. Independente do pensamento é observado que o acesso a via judiciária precisa de melhoras; a justiça deveria ser para todos, entretanto, não é o que ocorre.
A sociedade brasileira vive em uma nação onde o acesso á justiça é um Direito fundamental que deve abranger toda a população, infelizmente, essa fala não é colocada em prática. A justiça está desacreditada. A maioria das pessoas não conhece seus direitos e os que conhecem na maioria das vezes não fazem valer.
1. ACESSO Á JUSTIÇA
Segundo dado colhido através de pesquisas observa-se que o acesso á justiça vem sendo por muito tempo um dilema populacional, pois, os menos favorecidos costumam não conhecer seus direitos sociais e acabam deixando de lado a capacidade civil de exercê-los; enquanto pessoas de melhor condição econômica brigam por seus direitos e procuram fazer valer. Quando se analisa este assunto deve-se estudar a sociedade desde os primórdios para ocorrer melhor entendimento da pauta em questão.
A população brasileira se encontra numa enorme desigualdade socioeconômica e este fato influencia de forma maciça o campo jurídico, pois, dia após dia o que é previsto constitucionalmente como o acesso a via judiciária deixa de ser posto em