Acesso a Capital para empreendedores
GUIA ENDEAVOR DE ACESSO A CAPITAL PARA EMPREENDEDORES
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. CAPITAL DE RISCO 5
2. PRIVATE EQUITY 5
3. DÍVIDAS BANCÁRIAS 5
4. DÍVIDA FOMENTO 6
5. SUBVENÇÃO ECONÔMICA 6
6. ESCOLHA DE FONTE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS 6
7. EMPRÉSTIMO BANCÁRIO 7
8. LINHAS DE FOMENTO E CARTÃO BNDS 7
9. ORGANIZAÇÃO 8
INTRODUÇÃO
No mundo dos negócios, muitas vezes o empreendedor necessita de um recurso externo para acelerar o crescimento, ou para obter um capital de giro, ou até mesmo para investir em tecnologia, equipamentos e infraestrutura.
Mas, para buscar um recurso, o empreendedor precisa analisar e entender como funciona a capitação de recursos, quais as fontes disponíveis, como pode se preparar para receber esses recursos, como aplicar de forma eficiente esses recursos, quanto precisa captar e quais os custos associados a esta captação de recursos.
Sem essas respostas, o empreendedor pode arriscar seu negócio, numa busca desgastante que leva tempo e esforço.
Inicialmente, para captação de recurso, o empreendedor precisa elaborar uma apresentação da empresa, um plano de negócios atraente e identificar nele o tamanho do seu mercado, ter um produto pronto, e se preparar para as muitas reuniões e atividades de follow up, ou seja, acompanhar, buscar um retorno do que já foi feito, ter um plano claro de investimento dos recursos e o retorno deste investimento, localizar as deficiências da empresa, que as impedem de crescer, seja recursos humanos, tecnologia, marketing, a fim de que possa direcionar o investimento, para dar um efeito positivo ao negócio. Tendo tudo isso preparado, será mais fácil atrair os investidores, fomentadores ou credores, para o empreendimento.
Além disso, o empreendedor deve ter ciência de quanto custa o capital que deve ser levantado, ou seja, quanto irá se endividar, quanto de juros irá pagar, para conseguir o recurso, bem como, quanto irá diminuir sua participação