ACESSO ROOT ALL ANDROIDS
Ter acesso root também permite que você execute uma classe totalmente diferente de aplicativos de terceiros e que realizam profundas modificações em nível de sistema. Você também será capaz de acessar determinados recursos do dispositivo que de outra forma seriam inacessíveis ou usar recursos existentes de novas maneiras.
Contudo, conseguir o acesso root não é o fim de todo o processo de modificação do dispositivo – pelo contrário, é geralmente o primeiro passo em sua jornada para a modificação do Android. Como tal, o acesso root é muitas vezes usado para instalar um recovery personalizado que pode então ser utilizado para a instalação de custom ROMs, kernels e outras modificações do sistema, como esse aqui.
O acesso root também permite aos usuários instalar o poderoso e versátilXposed Framework, que funciona como uma "ponte" entre o sistema e as camadas superiores do Android e permite a realização de operações sem qualquer modificação nos arquivos internos do SO. É possível até corrigir eventuais bugs do sistema. Devido ao seu poder inerente, ter acesso root é, muitas vezes, perigoso.
Felizmente, liberar o root não é deixar o sistema aberto para tudo; e, para corrigir a "brecha" deixada no SO, existem programas, como o SuperSU ouSuperUser, que só concedem acesso root para aplicativos de sua escolha. Funciona assim: quando você executar um app que necessita de permissão root, uma janela popup vai perguntar se você permite ou não a operação. Com isso, a segurança do sistema não é comprometida.
Em casos de desastre, ter o root pode te fazer poupar muito tempo. Existem vários utilitários de backup que funcionam com permissões de root para ajudá-lo a restaurar os