Acessibilidade
A acessibilidade em informática não diz respeito somente a acessar a rede de informações, seu conceito é bem mais complexo. Acessibilidade visa eliminar as barreiras arquitetônicas de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, a construir equipamentos e programas adequados de conteúdo e assim, apresentar a informação em formatos alternativos.
Lição 1 - Conceitos iniciais
Conceitos Iniciais
Programas que provêm acessibilidade em informática são um conjunto de ferramentas que permitem que portadores das mais diversas necessidades especiais tenham acesso a todos os recursos que o computador oferece. Exemplos de tais ferramentas são: leitores de tela para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
Neste sentido, o projeto Debian oferece uma seção de software acessível; para verificá-la, clique aqui.
Bem, com relação à construção de páginas para a web, é relativamente complicado analisar quais os tipos de ferramentas são necessárias para tornar o acesso disponível a todos. Com este intuito, foi elaborado um documento do W3C (Consórcio para a WEB), que define várias situações e características que os usuários possuem.
Este documento possui recomendações que explicam como tornar o conteúdo Web acessível a pessoas com necessidades especiais, destinando-se a todos os criadores de conteúdo Web (autores de páginas e projetistas de sites) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo.
Tal documento cita algumas situações e características que precisam ser consideradas pelos criadores de conteúdo durante a elaboração de uma página:
Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se; ou grande dificuldade - quando não a impossibilidade - de interpretar certos tipos de informação;
Dificuldade visual para ler ou compreender textos;
Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor