Acessibilidade
Campus Aproximado de Fraiburgo
Curso: Educação Especial-4ª Fase
Disciplina: Deficiência Motora
Professora: Ederlei Aparecida Zago
Acadêmica: Juliane Teresinha Cordeiro
Data: 20/09/2013
ACESSIBILIDADE EM NOSSO MEIO
O presente relatório refere-se a algumas observações realizadas em alguns pontos, edificações e comercio da cidade de Fraiburgo, levando em consideração a acessibilidade de pessoas deficientes físicas ou com mobilidade reduzida, ante a vaga de estacionamento, rampas de acesso, placas de identificação.
Segundo a Norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 9050, 1994), foram elaboradas com o intuito de estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projetos, construções, instalações e adaptações de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
Esta Norma visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.
Percebe-se então, que o Brasil, em termos legislativos, é um país adiantado em relação aos outros. Além do desenvolvimento nesse aspecto, é importante ressaltar a facilidade de interpretação das normas para a construção civil e a forma com que o acesso se dá através dos Conselhos Regionais. Qualquer pessoa (como por exemplo, um engenheiro) que desejasse adquirir informações a respeito da legislação que preconiza o acesso a deficientes físicos em construções urbanas, não encontraria dificuldades para encontrá-la.
O atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais e a garantia de seus direitos a respeito do acesso a edifícios e construções públicas. Porém, se analisarmos o meio urbano, podemos observar que nossa arquitetura não foi projetada para a diversidade, sendo injusta com essa parcela da