Acessibilidade em um centro de reabilitação
Temos cinco principais sentidos com os quais percebemos o mundo à nossa volta – olfato, paladar e tato são os sentidos mais ligados às sensações corporais; e audição e visão que são os sentidos mais desenvolvidos.O sentido da audição se dá no tempo, ou seja, quando ouvimos um som ele tem começo e fim e pode se repetir. Já o sentido da visão se dá no espaço, ele é contínuo e percebido de forma imediata, sendo responsável por 80% das informações que recebemos, é muito importante na formação da noção de realidade. Qualquer tipo de deficiência causa uma queda na autoestima, que deve ser superada através da realização de atividades, como por exemplo: esportes, grupos artísticos, reabilitação, e contato com a cidade. As cidades devem começar a adaptar-se ao deficiente físico e não o contrário.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
Deficiência Auditiva
A deficiência auditiva é uma perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis. É importante o diagnóstico precoce da surdez, possível a partir do 5º mês de gestação, para que sejam proporcionados estímulos adequados para o completo desenvolvimento do indivíduo. A deficiência auditiva dá origem a uma variedade de sintomas que afetam a fala e a linguagem de crianças e adolescentes. Quanto mais profunda for a perda, maior será o comprometimento do desenvolvimento da comunicação. Porém, até mesmo problemas de perdas de audição de grau leve em crianças, podem levar a consequências sérias no aspecto da linguagem.
As perdas auditivas classificam-se em:
Perda auditiva leve: O indivíduo apresenta dificuldade em compreender as palavras por não perceberem os fonemas, ele não consegue ouvir quando a voz está distante;
Perda auditiva moderada: O indivíduo identifica ruídos graves, consegue compreender verbalmente através da aptidão visual.
Perda auditiva profunda: O indivíduo não consegue perceber a voz humana, pois não existe um feedback auditivo, porém as pistas visuais são percebidas com