Acessibilidade de cadeirantes nas escolas
Alexandre Ferreira
Emerson Higino
Acessibilidade de Pessoas com Deficiência em Escolas
Jaboatão dos Guararapes
2011
Introdução
A mobilidade com autonomia e segurança, constitui um direito universal e é resultado das conquistas sociais e do conceito de cidadania.
Cada vez mais o livre acesso de pessoas, sejam crianças ou adultos, homens ou mulheres, em todos os lugares estão sendo possíveis graças a mudanças no estilo de construções aliadas as conscientizações das pessoas no sentido de facilitar cada vez mais a acessibilidade de todos.
Com base na universalidade do direito de ir e vir, projetos novos de acessibilidade estão surgindo cada vez mais e trazendo inúmeros benefícios à população.
É responsabilidade de cada um, manter viva a cidadania em todos os momentos e ambientes de nossas vidas. O ambiente é de extrema importância no dia a dia de todos e a responsabilidade de ter uma relação de bem estar com as pessoas que o utilizam.
Sabe-se que é difícil ter um padrão muito correto em todos os locais de acesso da população e ainda estamos longe de poder favorecer a todos, o direito de ir e vir, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência seja ela de qualquer natureza. Em nossa pesquisa, encontramos uma situação bastante agravante, quando reduzimos nossa busca pelo acesso ás escolas e quando tratamos de crianças que são ainda mais excluídas. Tivemos a oportunidade de observar que em escolas públicas este acesso é ainda mais escasso e estamos longe de obter uma solução.
Projeto do MPPE que fiscaliza a acessibilidade em escolas Municipais da Região Metropolitana do Recife
As condições de acessibilidade para alunos com necessidades especiais nas escolas públicas e particulares do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista tornam-se alvo de fiscalização sistemática do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Nesta terça-feira (6) às 17h, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão,