Acess rios de Vasos 1
ACESSÓRIOS
PROFESSOR:
ACESSÓRIOS EXTERNOS
Os vasos de pressão podem ter diversos tipos de acessórios externos, entre os quais podemos citar:
Reforços de vácuos;
Anéis de suporte de isolamento térmico externo;
Escadas e plataformas.
Suporte: existem vários tipos de estruturas de suporte, tanto para vasos verticais como para vasos horizontais.
PRINCIPAIS ACESSÓRIOS EXTERNOS
BOCA DE VISITA
Denominação dada às portas de acesso ao interior dos vasos. Na maioria dos vasos, as bocas de visita são construídas de modo similar a um bocal flangeado, sendo a tampa um flange cego.
PRINCIPAIS ACESSÓRIOS EXTERNOS
BOCA DE VISITA
ACESSÓRIOS INTERNOS
A variedade de tipos e detalhes de peças internas em vasos de pressão é muito grande, dependendo essencialmente do serviço para o qual o vaso se destina.
As peças internas desmontáveis, com exceção das vigas principais de sustentação, devem ser projetadas de forma que tenham, sempre que possível, o peso máximo de 25 kg, e dimensões que facilitem sua passagem pelas bocas de visita do vaso.
ELIMINADOR DE NÉVOAS
O Demister é um conjunto de telas que aumentam a eficiência de separação, porque as gotículas ao se chocarem contra as malhas telas, aumentam de tamanho e caem sob ação da gravidade. Com isso podem ser usadas velocidades maiores para a fase gás, reduzindo assim o tamanho do vaso.
ELIMINADOR DE NÉVOAS
DISTRIBUIDOR
São instalados nos bocais de carga dos equipamentos com a finalidade de espalhar o fluído e reduzir a velocidade do fluído quando esse entra no equipamento.
Como os flanges são peças de grande peso, é comum o uso de um dispositivo de manobra, denominado Turco, para facilitar a remoção e manuseio destes.
BOTA
Consiste em uma seção vertical de menor diâmetro, soldado no fundo de vasos horizontais de separação vapor-líquido-líquido. É usada para acumular o fluído pesado quando sua vazão é muito grande em relação à do líquido leve, reduzindo com isso o diâmetro do vaso.
TUBO