acerola
Título: Caracterização físico-química do suco da acerola
Autores: Maria da Conceição Veloso Chaves, Josivanda P.G. de Gouveia, Francisco de Assis C. Almeida, José Cleidimário Araújo Leite, Flávio Luiz Honorato da Silva.
Resumo: A acerola é um fruto da família Malpighaceae , sendo uma drupa de suprfície lisa com tamanhos variados de 3 a 6 cm. Sua coloração varia do laranja ao vermelho e possui polpa carnosa suculenta. É uma forma de produção e colheita.É uma fruta classificada como ácida ou doce. É um fruto com grande quantidade de ácido ascórbico e seu suco apresenta característica química relacionada ao ácido málico, além de seu suco possuir grande quantidade de vitamina C apresenta quantidades consideráveis de vitamina A, apresentando também ferro e cálcio.Os frutos carnosos têm como característica comum sua riqueza em açúcares e acidez relativamente elevada. A determinação do Ph é importante para análise de algumas características como a palatabilidade, desenvolvimento de microorganismos, temperatura de esterilização entre outros fatores.Na preparação de muitos frutos para o processamento definitivo, eliminam-se quantidades consideráveis de nutrientes, principalmente ácido ascórbico e caroteno. Já na acerola, o alto valor desse ácido dá a possibilidade de industrializá-las e armazená-las sem que ocorram grandes variações nutricionais.
Objetivo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de definir físico-quimicamente o suco de acerola com as normas vigentes do produto.
Pergunta de estudo: O suco de acerola, de acordo com suas características físico-quimicas, atende ás normas vigentes da legislação brasileira?
Importância do ponto de vista da saúde: Considerando que a organização mundial de saúde recomenda uma ingestão diária de cerca de 15 a 60 mg de vitamina C, a acerola seria uma opção perfeita para suprir essa quantidade de vitamina, em média 2 ou 3 frutas. Sendo assim, um copo de suco de