Acerca del purismo
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUITETURA
O PURISMO NA OBRA DE LE CORBUSIER
Monografia apresentada como requisito parcial para conclusão do curso de Especialização em Arquitetura
Aluna: Arq. Marisete de Azevedo Pinto
Lajeado, março de 2003
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 INTRODUÇÃO 5
4 O PURISMO NA OBRA DE LE CORBUSIER 7
4.1 Em busca do espírito novo 7
4.2 Movimento Purista 12
4.3 As obras 20
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 42
LISTA DE ILUSTRAÇÕES 44
APRESENTAÇÃO
Este trabalho faz um levantamento sobre o Purismo proposto e levado a cabo por Le Corbusier[1] a partir do seu Manifesto “Depois do Cubismo”, proferido em 1918.
Para tanto se fez necessária uma pesquisa de visão panorâmica das tendências modernas precedentes, observando a pintura como um campo de provas dentro das manifestações artísticas, podendo, quem sabe, explicar a arquitetura corbusiana. A síntese desses movimentos e as características dos principais pintores encontram-se anexadas ao final deste trabalho, servindo como informações complementares.
A monografia aborda as definições teóricas, bem como as sugestões práticas do movimento purista, discorrendo sobre a forma como ele exalta a busca urgente da depuração de toda arte, intuindo ser este o princípio do espírito moderno.
Como base para este trabalho, são usadas traduções de textos escritos por Le Corbusier e seu amigo pintor Amédée Ozenfant, observando também comentários e críticas em bibliografia especializada, pretendendo ser imparcial quanto a uma só verdade ou a um posicionamento em relação às atitudes ou caminhos tomados pelos artistas.
O que se intenta é identificar as manifestações do Purismo como uma parte muito importante nas