Aceleração da gravidade
Objetivo:
Interpreta o movimento do objeto em queda livre e assim, encontra o valor da aceleração.
Introdução:
Supondo que a velocidade inicial é nula e desprezando o efeito do ar sobre a esfera durante a queda (figura1). Colocando o eixo y ao longo da trajetória de sua queda, com no ponto de partida e seu sentido positivo para baixo positivo. Então, sua aceleração é ao longo deste eixo e o nível de . Considerando que a queda começa no instante , com uma velocidade inicial igual a . Observe que num lançamento vertical e numa queda livre, o sinal da aceleração escalar é determinado somente Pela orientação da trajetória e não depende do fato de o corpo estar subindo ou descendo.
O ponto de lançamento é tido como a origem do sistema referencial, ou seja, altura 0.
Na primeira passagem por z(contado apartir de 0), temos que: utilize a régua graduada para determinar essa altura.
protanto:
Experimento:
Ao iniciarmos o experimento, medimos as distancias entre os sensores utilizando a régua graduada para determinar essa altura e após isso a esfera de aço foi presa ao ima que fica na parte superior do aparelho, e verifico se a altura da esfera esteva na posição, e zerando o cronômetro a esfera foi solta por cinco vez para que tivéssemos uma melhor precisão do tempo gasto entre os sensores.
Nas tabelas abaixo estão às medidas de distancia entre os sensores da esfera menor e da esfera maior com seu
CONCLUSÃO:
O relatório abordou de forma clara o conceito de queda livre, este que traz um conceito de movimento retilíneo uniforme variado. o movimento de queda livre exigia, portanto, pequenos erros ou desvios de valores foram percebidos. Em linhas gerais os resultados foram satisfatórios, pois forneceram um valor próximo do esperado, mas não igual a aquele visado pelo objetivo da experiência.
BIBLIOGRAFIA:
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl – Fundamentos de Física – Ed. Livros Técnicos e Científicos, 4ª