Acelerador de particulas
RANCHO QUEIMADO
2012/01
RAQUEL HELENA SCHAUFFLER
TRABALHO DE FÍSICA
Trabalho referente à
Disciplina de Física do
Curso de Ensino Médio da
Escola de Educação Básica
Marilda Lênia Araújo.
E.E.B.M.L.A.
Professor: Jeison Cardoso
RANCHO QUEIMADO
2012/01
ACELERADOR DE PARTÍCULAS
Aceleradores de partículas são aparelhos que tem o objetivo de acelerar partículas subatômicas eletricamente carregadas (prótons, elétrons e nêutrons) a grandes velocidades. As partículas são aceleradas a velocidades próximas as da luz, utilizando campos eletromagnéticos para esse efeito. O único requisito para acelerar partículas é o de que estas tenham carga elétrica e consigam sobreviver tempo suficiente para poderem ainda ser úteis.
Os primeiros aceleradores de partículas surgiram na década de 30, como uma ferramenta para estudos científicos e a descoberta de novas partículas. Nos dias de hoje existem dois tipos de aceleradores de partículas: os lineares, que fazem a partícula seguir uma trajetória reta; e os cíclicos, que promovem a trajetória curva das partículas devido à ação dos campos magnéticos em espiral, ou circular.
Para as partículas poderem ser aceleradas, os experimentos realizados em aceleradores de partículas devem acontecer em condições nas quais exista vácuo. Dessa forma, é evitada a dispersão das partículas por moléculas de gases que estejam no seu caminho.
TIPOS DE ACELERADORES
• LINEAR: Os aceleradores lineares fazem com que a partícula siga uma trajetória longa e reta e colidem com um alvo fixo. Este equipamento possui uma câmara de aceleração composta por um tubo de vácuo cilíndrico que dirige o campo acelerador. Existe também um amplificador de potência de vários megawatts que excita as câmaras aceleradoras sucessivas e sequenciais que forçam o deslocamento de uma