Aceitabilidade da Utilização de Proteína de Soja em Hamburger para alimentação Humana.
INTRODUÇÃO
Considerada como um alimento funcional, a soja se destaca por seus diversos efeitos benéficos a saúde do ser humano. A soja é um alimento que oferece aminoácidos essenciais, tornado-a uma proteína completa. Através de métodos de classificação adotados pelo FDA (Food and Drug Administration) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o isolado protéico da soja recebeu escore 1, que é o maior possível, sendo equivalente com a proteína do leite ou da carne (SHIRO; MEDINA 1981). Diversos benefícios à saúde humana são descritos na literatura, como efeito anticarcinogênico (POTTER et al, 1998), regulação da secreção de insulina (KAHN, 1998), prevenção da osteoporose pós-menopausa (POTTER et al, 1998), redução dos sintomas associados à redução de estrógenos na menopausa e a redução dos níveis sanguíneos de colesterol (PEREIRA, et. al., 2004). O Brasil é considerado um dos maiores exportadores de soja, mas não é um país onde a soja esteja na mesa diariamente. O consumo médio é de 0,5 g/dia, enquanto que os japoneses consomem cerca de 55 g/dia. O baixo consumo deve-se à falta de hábito e ao gosto forte (beany flavor). Uma alternativa para a elevação do consumo da soja é a sua industrialização, aumentando a praticidade de consumo e agregando novo valor ao produto (PEREIRA et. al., 2004). O objetivo desse estudo foi avaliar a aceitabilidade de um hamburger preparado à base de soja na dieta infantil para incentivar o consumo da soja desde a infância.
MATERIAIS E MÉTODOS
Participaram dessa pesquisa 49 alunos de uma escola estadual com idade entre 08 e 12 anos, sendo 20 meninos e 29 meninas, autorizados pelos pais ou responsáveis (conforme termo de consentimento individual).
O hamburger de soja foi preparado integralmente com proteína textualizada da soja, adicionando-se água, farinha de trigo, ovos e condimentos (orégano, sal, louro, salsinha, cebolinha e