Accoes da empresa
Inflação é a categoria predominante de variação do valor da moeda. Trata-se de um fenómeno universal, comum a praticamente todos os países. Corresponde a uma alta generalizada dos preços dos bens e serviços, expressos pelo padrão monetário corrente. A alta, que varia de intensidade de país para país e de época para época, implica desvalorização da moeda em relação aos demais activos.
Inflação: Categoria Predominante de Variação dos Preços e do Valor da Moeda
Das quatro categorias básicas de variação dos preços e do valor da moeda, a inflação é, de longe, a predominante. Praticamente, não há nenhum País que não tenha vivido episódio de inflação; e, em muitos, ela se torna uma ocorrência cónica. A inflação se manifesta de muitas formas, expressa-se pelos mais variados ritmos, produz efeitos que rompem as fronteiras convencionais da economia; quando prolongada e muito intensa, notifica relações estruturais, padrões de comportamento e regras transaccionais.
Inflação e Preços
A inflação é a taxa de variação de preços, e o nível de preços é a acumulação de inflações passadas. Se Pt-1 representa o nível de preços do ano passado e Pt, o nível de preços de hoje, então a taxa de inflação ao longo do ano passado pode ser expressa por: π=(Pt-Pt-1)/(Pt-1); em que π representa a taxa de inflação. Da mesma forma, o nível de preços de hoje é igual ao nível de preços do ano passado pela inflação Pt =Pt-1+(π x Pt-1).
Deflator do PIB
O cálculo do PIB real nos dá uma medida útil da inflação conhecida como Deflator do PIB. O deflator do PIB é a razão entre o PIB nominal em dado ano e o PIB real daquele ano. É baseada num um calculo envolvendo todos os bens produzidos na economia, é um índice de preços com base ampla que frequentemente se utiliza para medir a inflação. O deflator mede a variação dos preços que ocorrem entre o ano base e o ano corrente.
Índices de Preços
Nenhum índice de preços isoladamente é perfeito. Os principais índices de preços são: o