Acará bandeira
PROFESSOR LUIS DAVID SOLIS MURGAS
MANEJO DE ZEBRAFISH E ACARÁ BANDEIRA
KAREN RAÍSSA NUNES
PAULA CARNEIRO VASCONCELOS
O7/11/2012
INTRODUÇÃO
A criação de peixes ornamentais surgiu no Japão, quando no inverno em que as casas ficavam isoladas pela neve, as carpas eram criadas em tanques em seu interior que serviam de alimento. Desse tipo de procedimento foi que surgiram as mutantes coloridas, conhecidas como Nishikigois, as jóias que nadam.
MANEJO DE ZEBRAFISH
Juntamente com a qualidade da água, a habilidade de criar e manter peixes em cativeiro é absolutamente dependente de uma perfeita dieta. Os requerimentos nutricionais das espécies criadas devem ser estabelecidos e essa informação deve ser aplicada de maneira adequada para que se promova máximo crescimento, sobrevivência, reprodução e atividade imune.
Mesmo que os requerimentos nutricionais do zebrafish sejam desconhecidos, eles podem ser comparados, de alguma forma, com os de espécies de ciprinideos tropicais onívoros, como o kinguio (Carrasius auratus) e a Carpa (Cyprinus carpio). Dados sobre essas espécies estão disponíveis e podem ser usados como padrão razoável quando se falta informação específica sobre o zebrafish.
COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
As necessidades mínimas de proteína de alguns ciprinídeos variam de 29% a 60% da fração total da dieta. Este intervalo também parece se aplicar adequadamente ao crescimento e reprodução do zebrafish. Em geral, os níveis de proteína bruta na dieta devem ser maiores para as larvas, devendo diminuir à medida que os peixes entram na idade adulta. Dietas com até 60% de inclusão de proteína são aceitáveis para o zebrafish adulto criado de forma intensiva.
Embora a exigência de lipídeos para o zebrafish não seja determinada, outros ciprinídeos, incluindo a carpa e os kinguios, tem um bom desempenho com níveis de lipídios de 10-15% da dieta total. Diante disso, as dietas para o zebrafish também devem estar dentro deste