Acao e Responsabilidade Social
AÇÃO SOCIAL
Conceito: ação que é orientada pelas de ações de outros; todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas, sendo essas partes, indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação.
Idéia Central: Existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte (agente) para outra; é uma atitude sobre a qual recai ao menos um desejo de intercâmbio, de relacionamento.
Max Weber e a classificação dos tipos de Ação Social:
1) Tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado; ações baseadas na tradição enraizada, como relaxar nos domingos, colocando roupas mais leves.
2) Afetiva ou emocional, motivada por sentimentos do agente pelo seu interlocutor; ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais, como, comemorar após vitórias, chorar em um funeral, etc.
3) Racional, com relação a valores, atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente; ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas conseqüências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.
4) Racional com relação a fins, atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização; ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios ( e conseqüências) para atingi-los, como as transações econômicas.
5) Deve ficar claro a diferença entre os racionais é que no segundo o indivíduo consegue visualizar mais claramente os motivos de sua ação que no primeiro, tendo maior controle sobre elas.
Ações Tradicional e Afetiva: caráter Comunitário; Racionais: Ações Associativas.
UNICEUMA – PSICOLOGIA APLICADA
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Noção: A ação das Empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a