Acadêmico
Conceito e Definição
Fenômeno Patrimonial é toda e qualquer ocorrência que se manifesta na essência da riqueza aziendal. Seja ou não alcançável pela observação ou percebido pelo homem, tudo o que por si só mesmo sucede ao patrimônio aziendal é Fenômeno Patrimonial.
Mesmo acontecimentos que não tenham representação material, como, por exemplo, a compra de uma patente ou de direito de concessão de exploração de atividades, são considerados fenômenos patrimoniais. Bem como acontecimentos não ocorridos, mas que estão na expectativa de ocorrência, como uma causa na Justiça. Esses são chamados fenômenos patrimoniais potenciais.
Em suma, tudo o que aplicar alguma influência sobre a riqueza, incluindo acontecimentos que no presente só apresenta uma possibilidade de resultados futuros, é considerado fenômeno patrimonial.
Assim, incluem-se ainda avais, fianças, penhores, hipotecas, etc.
Verificação dos Fenômenos Patrimoniais
Na Contabilidade, como ciência que ela é, utiliza-se de métodos de natureza científica para fazer a verificação dos fenômenos ocorridos no patrimônio.
Portanto, para encontrar respostas de problemas que queremos solucionar é preciso usar-se de observações em torno do acontecimento, alimentado da verificação especial. Esses fatores ajudaram a encontrar o problema, bem como o porquê e a razão do fato ocorrido.
Se as respostas não são logo encontradas é preciso usar-se do intelecto na formação de hipóteses que ajudaram a dar um rumo à pesquisa.
Elaboração de testes e experimentos são procedimentos que irão colaborar na busca pelas respostas desejadas.
Enunciados Sobre a Natureza Essencial dos Fenômenos Patrimoniais
As relações lógicas identificáveis na produção dos fenômenos patrimoniais são muitas e se classificam em grupos que revelam: a natureza essencial do acontecimento, a percepção do fenômeno e as influências recebidas do ambiente externo do patrimônio.
Cada grupo de relações possui diversas