Acadêmica
TRICOMANIASE
É um tipo de infecção da vagina e do pênis. É uma doença sexualmente transmissível que pode ser tratada e que não causa problemas de saúde mais sérios. Existe um microrganismo chamado Tricomonas vaginalis que causa a infecção. Parceiros sexuais que não usam preservativos podem disseminar o microrganismo através de secreções.
Sintomas: Muitas mulheres que são infectadas pelo Tricomonas não desenvolvem sintomas. Quando os sintomas surgem são principalmente corrimento abundante juntamente com um prurido (coceira) vaginal. Em outros casos a mulher pode apresentar um corrimento fluido com pouca cor e ainda certo desconforto na micção. A maioria dos homens não apresentam sintomas, e quando existem consiste em uma irritação na ponta do pênis. O médico poderá solicitar uma amostra da secreção da vagina ou do pênis que será examinada através de um microscópico e será positivo se o examinador visualizar as formas do Tricomonas. O resultado da cultura fica disponível em 2 a 7 dias.
Tratamento: A tricomoníase é tratada com metronidazol (Flagyl). Se existir possibilidade de estar grávida, comunique ao seu médico, pois este medicamento não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gravidez. O seu parceiro também deve ser tratado. Vocês não devem ter relação sexual até que o seu médico diga que ambos estão curados. Não tome bebida alcóolica durante, pois isso pode gerar nauseas e vômitos intensos, devido a interação com o medicamento.
Vaginose Bacteriana
A Vaginose Bacteriana é uma infecção da vagina que ocorre em função de um desequilíbrio ecológico na flora vaginal, causado pela redução das bactérias “protectoras”(lactobacilli) e pelo aumento das bactérias “estranhas” (predominantemente, Gardenerela vaginalis, microplasmas e bacilos anaeróbios), por contaminação, deixando a vagina “desprotegida” e gerando-se assim um ambiente mais propicio à entrada do vírus HIV(causador da Sida e de