Acadêmica
Patrícia Pereira da Silva – UFT
E-mail: patriciauft2011@mail.uft.edu.br
Professor: João Paulo Simões
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar as condições referentes ao niilismo de Nietzsche e relacioná-lo com o consumo desenfreado que o homem vem enfrentando em nossa atualidade segundo o pensamento de Marcuse, considerado um dos grandes críticos da sociedade capitalista de consumo.
Palavras-chave: niilismo de Nietzsche, sociedade de consumo, Herbert Marcuse.
1- Introdução O objetivo deste trabalho é mostrar quais são os reais problemas que o homem vem enfrentando em nossa atualidade diante dessa sociedade consumista de acordo com o pensamento de Marcuse e identificar quais características se relacionam com o niilismo de Nietzsche. Este estudo sobre o niilismo e a sociedade consumista foi feito a partir de um olhar mais crítico para que estejamos mais próximos da real situação que enfrentamos e de que maneira podemos superá-la ou até mesmo amenizá-la diante dessa sociedade que a tecnologia vem dominando a cada dia. Em primeira instância, julgamos necessária uma clareza do próprio conceito de niilismo voltado para o pensamento de Nietzsche. Em seguida analisaremos qual sua relação com esse consumo desenfreado do homem em nossa atualidade.
2- Definição do conceito de niilismo O estudo da problemática do niilismo não é uma simples tarefa, mas podemos defini-lo a partir de Nietzsche como um fenômeno histórico, fenômeno esse voltado para a modernidade e à sua crise. Este “termo niilismo deriva do latim nihil, nada. Essa origem revela um primeiro sentido do conceito, que remete a um pensamento fascinado e obcecado pelo nada.” (PECORARO, 2007, p. 9). O niilismo pode ser entendido de várias maneiras, baseado no pensamento de Giacóia Jr., como por exemplo, o mesmo pode atuar no âmbito da religião, da arte, da moral, da filosofia, como