Acadêmica
Redação sobre: O princípio da preocupação. É melhor prevenir do que remediar.
Lendo alguns artigos sobre o princípio da preocupação, vi que o nome é bem aplicável a esta causa tão nobre.
O princípio da preocupação traz consigo a grande preocupação em que o meio ambiente seja sempre protegido, todavia o artigo 225 traz a preocupação com as gerações futuras.
A humanidade vive a degradação do meio ambiente aumentando significativamente nas últimas décadas.
Em meio a este turbilhão de informações e ao mesmo tempo de incertezas questiono- me se as gerações futuras vão poder banhar-se nos rios, respirar ar puro, olhar para uma árvore e puder desfrutar da sua beleza e frutos, vê os pássaros aproveitando desta árvore para fazer seus ninhos.
Será que os nossos netos, vão ter o privilégio de desfrutar desta fauna e flora que ainda temos, ou só vão conhecer as nossas riquezas acima citadas através da internet e ou museus?
O nome dado a esta “revolução” ambiental nos questiona a pensar.
Preocupação é cuidado. Então vamos cuidar de um dos nossos bem maiores que é o meio ambiente.
Então o princípio da preocupação esta ligado aos conceitos de afastamento de perigo e segurança das gerações futuras, como também da sustentabilidade ambiental das atividades humanas. A preocupação age no presente para não ter que chorar e lastimar o futuro.
Mas o princípio da preocupação também atua, quando o dano ambiental já esta concretizado desenvolvendo ações que façam cessar esse dano ou pelo menos minimizar seus efeitos. Como temos visto varias leis ambientais, o Rio + 20, que tem como objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, mais ainda é muito pouco, quando o principal tema é o meio ambiente.
A melhor forma para tentar parar a degradação do meio ambiente é a prevenção, porque não se pode saber quais as consequências que determinado ato pode causar. Ao se destruir uma floresta, por