Acadêmica de medicina veterinária
Andre Ferreira de Jesus1, Elizeu Rodrigues da Silva Júnior1, Laurena Vittorina Magalhães Castrillon1 , Rafael Mendonça1
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi o de avaliar a incidência de endoparasitas na população de equinos do município de Santarém, Pará, com a finalidade de obter um panorama mais amplo sobre a saúde de equinos neste município, levando em consideração a falta e estudos referente a endoparasitoses na região. Foi realizada a coleta das fezes de equinos provenientes da Cavalaria da Polícia Militar e de bairro periféricos deste município (Jutaí, Area Verde, Cohab e Floresta). Foram 10 animais provenientes da cavalaria e 10 provenientes do bairros, totalizando 20 animais
A metodologia aplicada a este estudo foi a observação dos ovos de endoparasitas , através da microscopia auxiliada pelas, camaras de Mc Master, para melhor visualização e contagem dos ovos dos mesmos. E o outro método de visualização, foi através da microscopia com lâminas comuns para detecção e contagem das larvas destes endoparasitas.
Os resultados do presente trabalho demonstrou alta incidência de endoparasitas em equinos. Tanto nos animais da cavalaria da polícia militar, quanto os animais. Os resultados foram alarmantes para o número reduzido de amostras que foi utilizada neste estudo.
Esse fenômeno pode ocorrer por diversas formas, dentre elas as principais são: má nutrição, ausência de profilaxia, negligência na vacinação destes animais, pastoreio em áreas com a presença destes endoparasitas.
INTRODUÇÃO
Os equinos continuam sendo bastante acometidos por parasitas, os quais causam diversos sintomas e doenças. Os endoparasitas, encontrados nos diversos sistemas pelos diferentes ciclos migratórios,resultam em variadas enfermidades, tais como gastrites, enterites, nefrites, hepatite e broncopneumonia,entre outras (BORCHERT, 1975; BOWMAN, 1995; FORTES, 2004; GRAY, 1995;