academicos
Respeito ao cidadão e valorização do ser humano são premissas fundamentais para a CVRD, uma empresa que investe na qualidade de vida e na formação dos seus empregados.
GERANDO OPORTUNIDADES
A Companhia Vale do Rio Doce vive em crescimento constante, fruto de investimentos planejados, principalmente em alta tecnologia e em pesquisa e desenvolvimento. Essa premissa permite à Vale enfrentar grandes desafios, com a convicção de que sempre será possível ampliar ainda mais os horizontes da empresa.
Ao término de 2000, a CVRD contava com um quadro de 11.442 empregados. A aquisição de novas empresas fez com que esse número passasse para 13.620 em dezembro de 2001. Incluindo as empresas controladas, o Grupo CVRD emprega 21.602 pessoas.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
O crescimento da Companhia Vale do Rio Doce está diretamente relacionado com o desenvolvimento profissional de seus empregados. Essa convicção faz com que a Vale ofereça oportunidades de crescimento profissional a todos os seus empregados. Em 2001, o orçamento destinado aos programas de Desenvolvimento de Recursos Humanos foi de R$ 6,7 milhões.
Os principais programas corporativos da CVRD são:
Banco de Oportunidades
Voltado para os empregados de nível administrativo/operacional e para técnicos de nível superior, este programa permite o registro de suas aspirações por mudança de função ou localidade.
Bolsas de Graduação
Em 2001, foram concedidas dez bolsas de graduação a empregados de nível médio. Ao se formarem, eles serão promovidos para cargos compatíveis com sua nova especialização.
Plano de Desenvolvimento, Carreiras e Sucessões - PDCS
Este programa é formado por três pilares: Avaliação de Desempenho Individual, Planejamento de Desenvolvimento do Empregado e Comitês de Carreiras e Sucessões.
A Vale do Rio Doce possui programas de capacitação de jovens de nível médio e superior recém-chegados à empresa, além de estágios para estudantes. Também são proporcionados